sábado, 29 de novembro de 2008

Pequeno Glossário de termos inúteis


Parece que a feição que o Barco no peito tem tomado é mesmo de um Diário de Viagem, local para registro de impressões, a mais das vezes de banalidades. Mas penso que seja bom assim... a sério já tenho uma tese para escrever, faço do blog espaço de catarse. E ademais, agora que começam as férias aí no Brasil, é momento para amenidades.
É lógico que falar de impressões de viagem em pleno século XXI não guarda qualquer novidade que impacte nossas vidas como fizeram os cronistas do quinhentismo, mas por certo guardam algo de curioso. Mesmo a um profissional de Letras, com plena noção da variedade lingüística, às vezes a diferença dos falares causa algum estranhamento. Todos podem encontrar facilmente na internet muitíssimos mais casos do que vou relatar; quem for curioso que o faça. De minha parte, vou ater-me estritamente ao que já presenciei empiricamente neste meu primeiro mês conimbricense (aliás, a começar por esse pomposo adjetivo pátrio).
Claro que todos sabem que ‘autocarro’ é o nosso ‘ônibus’, ‘bicha’ é a ‘fila’ e ‘comboio’ é o ‘trem’ (se Minas fosse aqui, dir-se-ia “Ô comboio bão sô”), mas outro dia tomei um suco “quente” (em temperatura ambiente, que nem é tão quente nesse frio daqui), porque demorou pra cair a ficha de que ‘fresco’ queria dizer ‘gelado’. E também para sacar dinheiro hesitei um pouco: no ‘ecran’ (‘tela’) do caixa eletrônico não aparecia a opção ‘SAQUE’ de jeito nenhum... o botão que eu deveria ‘carregar’ (‘pressionar’) era o de ‘LEVANTAMENTO’.
Vejam então uma listinha que fiz para vocês:

PORTUGAL------BRASIL
Ananás ----------Abacaxi
Autocarro -------Ônibus
Barrar -----------Passar (a margarina)
Camisola--------- Camiseta
Carregar ---------Apertar (um botão)
Chouriço ---------Um embutido, mas sem sangue.
Comboio ---------Trem
Ementa ----------Cardápio
Fiambre--------- Presunto
Frigorífico------- Geladeira
Gelado -----------Sorvete
Golo------------- Gol (o ato de marcar o ponto, no futebol)
Investigador----- Pesquisador
Levantamento--- Saque
Morcela---------- Chouriço
Pai Natal--------- Papai Noel
Pedonal---------- Pedestre
Porta-chaves---- Chaveiro
Prenda----------- Presente
Saco --------------Sacola
Sumo -------------Suco
Talho -------------Açougue
Telemóvel --------Celular

É... como já havia constatado o poeta José Paulo Paes: “Positivamente, as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá”.

Nenhum comentário: