segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Do porquê deste blog e seu título

Olá amigos, sejam bem-vindos ao Barco no Peito!

Quem me conhece um pouquinho sabe que não gosto de ficar muito tempo em frente ao computador. Fazer - e principalmente manter - este espaço, portanto, será um desafio particular.
O objetivo do Blog é ser uma espécie de diário de viagem, espaço onde eu possa partilhar com amigos, alunos e demais curiosos um pouco das minhas impressões, da minha pesquisa, enfim, da minha experi(viv)ência em Coimbra durante esses quatro meses em terras d’além mar. (01/11/08 - 28/02/09)
Estou deixando no Brasil meus pais (de quem nunca fiquei longe mais que dez dias), minha companheira Luciana e meu pequenininho, Joaquim Diogo, de apenas seis meses.
Sei... não, não sei... mas imagino, o quanto esse período será difícil para todos. No entanto, a semente da vontade de construir o conhecimento, plantada lá na graduação em Letras, precisava de novos ares para continuar se desenvolvendo.
Sei – ah, isso eu sei mesmo – que esse investimento todo, de dinheiro e de esforços de várias pessoas, não me proporcionará grande retorno financeiro, ainda que seja de enorme valia para meu currículo profissional. O que me move, à vera, é a vontade de crescimento cultural e intelectual, a vontade de saber, de conhecer coisas novas e de, através de minha pesquisa, “pensar o novo”. Mas essa não é uma vontade egoísta de um conhecimento para mim: mesmo antes de ir, já fico antecipando o quanto poderei partilhar com meus alunos e amigos quando voltar. E o que mais antecipo e espero é que um dia JD tenha orgulho do que faço.




* * *



Agradeço a todos que de algum modo contribuíram e contribuem para que esse projeto esteja a se realizar: minha família, minha orientadora Dra. Cleide Rapucci e a Catarina, da secretaria de pós da UNESP/Assis, meu co-orientador, Dr. Pires Laranjeira, da Universidade de Coimbra e finalmente a CAPES, cujo apoio financeiro (bolsa sandwich) será imprescindível nessa empreitada.



* * *



Ah... o título...
De início pensei em dois nomes para o Blog: “Viver Coimbrão” (o qual a Luciana achou horrível) e “A minha pátria é a língua portuguesa” (frase das mais famosas de Fernando Pessoa), no entanto já existem outros blogs com este nome.
Batizei então o Barco no Peito, inspirado num provérbio macua (grupo étnico do norte de Moçambique) que serve de epígrafe ao conto O pescador cego, de Mia Couto, autor que estudo. No conto, após anos de labuta, um pescador já não pode mais sair para a lida no mar, pois ficou cego. Permanece na areia, vagueando e remexendo as escumas.
O que o provérbio está a dizer é que não é preciso embarcar... o navegar prescinde de distância geográfica e mesmo de barco, afinal o aparato para nossas viagens está senão em nós mesmos.
Fraterno abraço a todos!

6 comentários:

Anônimo disse...

JD, eu, seus pais, amigos ficaremos aqui esperando sua volta com o coração transbordando saudade, orgulho e esperança!!

No barco que trazemos em nosso peito, navegaremos contigo através desse blog!!

Então, lancemos-nos ao mar da novidade e do conhecimento!!

Boa viagem!!

Unknown disse...

Que maravilha de texto!!É muito gostoso de ler! vai ser muito bom acompanhar sua viagem aqui tb... sabe que depois vc poderá publicar, não? John Milton fez isso com a viagem que fez ao Japão e ficou muito bom...vamos esperar ansiosamente os capítulos...

Prô Rirela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Márcio, acabei de saber de sua viagem e do blog. Parabéns! Com certeza vou acompanha-los também! Grande abraço!

Anônimo disse...

Márcio,

Que orgulho saber que você se lançou ao "mar" do conhecimento, com toda a bravura dos destemidos, em busca da sua ilha desconhecida, em busca de si mesmo.

Que seu barco o traga de volta com todos os saberes que foi buscar. E que sua experiência, mais uma vez, seja estímulo para outros navegadores.

Seja muito feliz nessa jornada!

Anônimo disse...

E dai marcião blz,curtindo muito??
Espero que sim legal as fotos ve se escolhe um lugar bem legal pra fazer nosso video espero que não tenha esquecido.
Sucesso nesta sua nova jornada um abroco do seu ex aluno lucão.